terça-feira, 11 de setembro de 2007

Carioca

Chico Buarque não é novidadade, mas com certeza seus trabalhos sempre são. Sabe manter seu estilo consagrado, sua simpatia, harmonia e também sabe se renovar. Com uma voz rara e muito fora do que algumas pessoas consideram como bonita, Chico sempre impressiona.

Carioca é mais um trabalho de Chico que já chama a atenção pela arte. Quando você abre a caixinha do álbum dá de cara com uma espécie de mapa bem interessante da capital fluminense, fotos, cd e, agora numa nova edição, um dvd. É sobre esse dvd que quero comentar.

Em mais ou menos 50 minutos de gravação, podemos observar como Chico trabalha e se dedica por inteiro em sua obra. É intenso o trabalho dos produtores musicais, artísticos, músicos e de toda equipe envolvida. Chico mostra um lado muito humano, levando seus netos para um dia de gravação, também se revela uma pessoa que percebe o talento do próximo, escolhendo para fazer parte do cd, Bolero Blues, música composta por Jorge Helder, baixista que participou da produção de seu disco.

Para quem não conhece Carioca, Chico retrata exatamente o cotidiano do carioca, desde o subúrbio, pobreza, passando por atrizes, mares, boleros, pensamentos, ricos, famosos. A cada música, uma forma diferente de mostrar o Rio, diferentes pensamentos que se cruzam e mostram a realidade num disco deliciosamente relaxante e de alto nível.

É injusto destacar apenas algumas faixas do cd, mas vale muito a pena ouvir Ode aos Ratos, onde Chico canta um rap, Renata Maria que retrata uma certa sensualidade e dá destaque a instrumentos como guitarra, As Atrizes, Subúrbio e Ela faz Cinema que talvez seja a mais conhecida do disco.

Para terminar, vale lembrar que Chico deixou claro que o Cd levou esse título em homenagem aos paulistas, pois quando morou em São Paulo não era chamado pelo nome... era chamado apenas de carioca (brincadeira dele!).


Grande abraço,

Tiago Soarez


Um comentário:

Anônimo disse...

Eh realmente um trabalho delicioso de ver, de sentir e de se emocionar....
Belissimo!

Bjo!